domingo, 20 de março de 2016

Dica de informática: Como desentupir cartucho de impressora jato de tinta

Certamente os técnicos de informática já conhecem esse macete, mas tem muita gente que joga cartucho de tinta quase novo fora porque não sabe a forma correta de desentupir (inclusive eu já joguei vários). E vamos combinar, dói no bolso ter jogar no lixo um cartucho caro de tinta que você quase não usou.

O segredo é simples: água quente. Aliás, a água funciona muito bem porque a tinta dessas impressoras é solúvel em água, você não precisa (e nem deve) utilizar produtos abrasivos, como o álcool ou veja multiuso. Agora vamos ao passo-a-passo:

Para começar, aqueça um pouco de água até mais ou menos uns 60° (vá testando com o dedo, não deixe ferver), despeje em um prato e depois deixe o cartucho no prato por 1h ou até que você perceba que a tinta começou a diluir na água. Não precisa abrir o cartucho, usar seringa ou estilete, nada disso.

Como próximo passo, coloque uma folha de papel toalha sobre a mesa e pressione levemente o cartucho sobre ela. Observe se ficou impressa uma tira de tinta uniforme, ou se essa tira está falhada. Se a impressão estiver falhada, repita o procedimento, substitua a água e deixe por mais 1h para que dilua o restante da crosta ressecada. 

Caso não observe nenhuma tinta já na primeira experiência, sinto muito, mas a água não vai resolver e provavelmente você perdeu toda a carga desse cartucho.

Eu fiz o teste utilizando um cartucho preto da HP número 901 e funcionou que uma beleza!

Abraços e boa sorte!