sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Como responder a pergunta: Porque você deseja trabalhar nesta empresa?

O que a empresa pode esperar de você, além de simplesmente executar as funções que lhe foram solicitadas? Pense em suas qualidades profissionais e em como você pode transformá-las em benefícios para a empresa. Mas é preciso tomar cuidado para não exaltar em demasia as qualidades, porque não é isso que as empresas compram, elas compram RESULTADOS, ou seja, se você é organizado e aplicado no trabalho, venda o resultado dessas qualidades e não a qualidade em si.


O relacionamento empresa/funcionário é um relacionamento de troca, ou seja, a empresa precisa de algo que você possa oferecer e você espera o mesmo da dela, só que por motivos diferentes. De uma forma bem simplista, a empresa espera que você execute determinadas atividades necessárias para o desenvolvimento do seu negócio e nós queremos ser pagos por isso. Mas a verdade é que as expectativas de ambos os lados vão além dessa simples relação.

"Ofereço ao meu empregador alta produtividade nas atividades do dia-a-dia, mesmo em momentos críticos, pois gerencio meu tempo com foco nos resultados."

Este é só um exemplo, você terá que desenvolver um "argumento de venda" para cada uma das suas qualidades profissionais.

Mas o relacionamento empresa/funcionário não se resume nisso. Existe também aquilo que você deseja quando procura um novo emprego, que, como já disse anteriormente, não se consiste somente no salário e nos benefícios materiais.

Então o que é?

Responda as seguintes perguntas e terá o que procura: o que me move dentro de uma empresa? o que me deixa motivado? o que faz com que eu me comprometa com a empresa e o trabalho? o que me faz levantar todos os dias com "tesão" de voltar ao trabalho?

Para finalizar, encare essa pergunta como possivelmente a melhor oportunidade de vender o seu peixe durante uma entrevista ou em um formulário para se candidatar à uma vaga. Lembre-se também de que as respostas podem e devem variar para cada empresa e para cada vaga, afinal, as expectativas são outras. Vale também fazer, sempre que houver tempo hábil para isso, uma pesquisa sobre a empresa e a função de que trata a vaga, quanto mais informações tiver, melhor.

Um grande abraço!